quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Palestra de prevenção contra a raiva


          
            A palestra teve início às oito horas e trinta minutos e em torno de cem crianças com idade entre 1 ano e quatro meses a quatro anos participaram. A Médica Veterinária ressaltou sobre a importância de vacinar cachorros e gatos todos os anos, pois os mesmos são os maiores transmissores de raiva se não estiverem devidamente vacinados. Acrescentou ainda que não devemos tocar em animais estranhos, perturbá-los quando estiverem dormindo, comendo ou bebendo água ou separá-los quando estiverem brigando. Falou que o morcego vem se tornando um importante transmissor, principalmente o morcego hematófago. Eles atacam preferencialmente os animais herbívoros, e ocasionalmente o homem, e transmitem a doença, mesmo sem apresentar sinais indicativos, mantendo assim a cadeia de transmissão. Esclareceu o que é a raiva e os sintomas que apresentam e como é transmitida para o homem.



Falou que o dia 28 de setembro é comemorado o dia mundial da raiva e que o intuito dessas atividades é conscientizar as pessoas no mundo todo sobre os problemas causados pela raiva e sobre como prevenir essa doença. Através de vídeos Luciane expôs as crianças de forma bem dinâmica e participativa, os riscos que corremos ao sermos mordidos por um transmissor de raiva e os cuidado que devemos ter. Pediu desculpas porque gostaria muito de ter trabalhado com fantoches, mas devido um imprevisto não foi possível.




































               Às dezesseis horas a enfermeira retornou com uma equipe maior e palestrou para os pais e as crianças do período vespertino. Através de fantoches expôs sobre o tema já citado acima e as crianças curtiram muito, em seguida fez o mesmo trabalho realizado pela manhã. Distribuiu uma atividade para cada criança colorir em outro momento. Ao concluir a exposição agradeceu a Diretora Iones Trindade pela oportunidade cedida. A diretora também agradeceu a presença e o trabalho realizado, disse que é de grande importância as informações transmitidas e colocou a Creche a disposição quando precisarem. Sendo só, eu Mônica Zanol Campana encerro este relatório.








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...